Um garotinho chamado Amor
AMANDA KATARINA SOUSA DA SILVA
ARTIGO DE OPINIÃO
TEIXEIRA – PB
2014
AMANDA KATARINA SOUSA DA SILVA
ARTIGO DE OPINIÃO “O VALOR IRREDUTÍVEL DA PESSOA”
Trabalho elaborado para atender um dos requisitos da disciplina Filosofia da Educação, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da União de Escolas Superiores da Funeso (UNESF).
Professor: Renato Fernandes Araújo
TEIXEIRA – PB
2014
O Valor das Pessoas
Muitas e muitas vezes já conversei com pessoas sobre o seu real valor, sobre o que realmente significam. Pode parecer engraçado, mas as pessoas normalmente não sabem nem quem são nem o que são, e muito menos o que a vida delas significa.
Nesse ciclo vital, é comum estabelecermos metáforas sobre nós; pois é, como um anel, por exemplo. Durante a nossa vida, assim como um anel, passamos na mão de muita gente. E na maioria dos casos essas pessoas não conseguem enxergar o quão importante e o quão valiosos nós somos. Sim, todos nós somos tão valiosos quanto um diamante raro. Aqueles que não acham, o fazem porque ainda não tem uma consciência exata do que é um ser humano.
Vou comentar sobre os dois casos em que percebo, nesse mundo de injustiças e desigualdades, hipocrisia e conveniências, onde, infelizmente, na maioria dos casos, o termômetro que dosa o certo e o errado é o interesse comum, ainda que em detrimento de práticas errôneas. Bem, há casos frequentes de pessoas sendo subvalorizadas ou mesmo desvalorizadas, mas não por não possuírem valor, mas por ignorância daquele que avalia.
Primeiro um empregado, que apesar de fazer um serviço que qualquer pessoa possa fazer, desempenha o seu papel da melhor maneira possível, sempre assumindo responsabilidades e resolvendo problemas. Porém, por mais que se esforce, um chefe com nenhum tino para negócios (colocado ali por falta de alguém mais qualificado)