Um estudo das abordagens metodológicas publicadas em livros relacionados à teoria da contabilidade
Marcson Vinicius Oliveira de Araujo
Adriele Oliveira Silva
Graduandos em Ciências Contábeis – UFBa
Facilitadora: Profª Dra. Célia Oliveira de Jesus Sacramento
Componente curricular: Teoria da Contabilidade
Introdução
A teoria da contabilidade possibilita uma reflexão das diversas formas de produzir entendimentos através de estudiosos. Segundo Márcia Maria Costa Marion (2004, p.
271) “o poder flui do conhecimento e não basta produzi-lo, é preciso criar as condições de produção do conhecimento. Assim, surgem diferentes abordagens metodológicas para interpretação dos fenômenos contábeis, as quais são exemplificadas no livro teoria da contabilidade para o nível da graduação de Iudícibus e Marion.
Objetivo
Apresentar um estudo acerca dos diferentes enfoques aplicados à produção de conhecimento na teoria da contabilidade, no livro teoria da contabilidade para nível de graduação de Iudícibus e Marion.
Metodologia
A pesquisa realizada teve como característica aspectos qualitativos, observados e fundamentada em fonte bibliográfica. Através da técnica de análise dos dados, foi possível obter resultados mais precisos e alcançar conclusões acerca das abordagens tratadas no livro citado.
Resultado
Os autores Sérgio Iudícibus e José Carlos Marion, no livro teoria da contabilidade para nível de graduação, abordam os dois métodos científicos, indutivo e dedutivo, os quais se tornam o ponto de partida para a análise dos fenômenos contábeis. Segundo
Iudícibus e Marion (2004, p. 266) “na história da evolução da ciência contábil, todavia, tem prevalecido de certa forma, a dedução.” Contudo, independente do método adotado, os pesquisadores possuem vários enfoques como as abordagens ética, social, comportamental pura, macroeconômica e sistêmica. Iudícibus e Marion, na
_____________________________________________________________________
Faculdade de