UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO DOS PROTOCOLOS iSCSI e FIBER CHANNEL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
3º. PERÍODO
CRÍTICA DO ARTIGO “UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO DOS PROTOCOLOS iSCSI e FIBER CHANNEL”
Resenha crítica referente ao
3º. Período do Curso de Redes de Computadores
Professor: Edgar Paes Cassemiro
Componente:
1. João Paulo
Belo Horizonte – MG
1º Sem. / 2013
Em uma infraestrutura de redes, pode-se usar a arquitetura SAN (Storage Area Network) para armazenamento de dados. A SAN é baseada em redes de armazenamento dedicadas conectando servidores por protocolos TCP/IP.
Com essa arquitetura o custo de administração e gerenciamento do armazenamento de dados é reduzido, a velocidade de transferência de dados entre os servidores de aplicação e o dispositivo de armazenamento é alta, permite escalabilidade e mantém alta disponibilidade.
Uma SAN pode ser baseada na infraestrutura de componentes Fiber Channel (FCP) e na infraestrutura de componentes IP e do protocolo de transporte iSCSI. O principal objetivo desses componentes é prover uma camada de transporte para a camada SCSI, que permite a comunicação entre dispositivos I/O no NAS.
Hoje o FCP é altamente difundido entre as corporações havendo um grande receio em migrar para a SAN baseada em IP (iSCSI). Segundo testes realizados utilizando as duas tecnologias, percebeu-se que não há praticamente nenhuma diferença de desempenho entre essas.
A utilização do iSCSI seja via software ou hardware é mais vantajoso uma vez que é baseado na pilha TCP/IP. Com isso, o gerenciamento torna-se mais fácil, já que se pode aproveitar todas as ferramentas de monitoramento baseadas em IP, permite a interoperabilidade com dispositivos conectados à internet, o custo de pessoal é consideravelmente reduzido uma vez que o conhecimento em IP já é bem difundido e o custo de equipamentos, não sendo necessários switches e cabos especiais usados pelo FCP. Deve-se apenas atentar-se a