UM Caminho
Na trama, o personagem de Rodrigo Santoro, “Tonho” é da família Breves e teve seu irmão mais velho morto por um dos Ferreira, ecomo já era regra, ou uma lei de sangue, mantida pelas duas famílias, há gerações, quando a mancha de sangue na camisa do morto, que ficava estendida se tornasse amarela sua morte seria vingada, issoacontecido “tonho” foi em busca do pagamento pelo sangue do irmão e matou o assassino.
Essa maldita lei da vingança foi ao longo do tempo dilacerando as famílias. Na família dos Breves havia umpequeno garoto apelidado mais tarde de pacu, por um retirante circense que passava pela região. Esse garoto era o puro retrato da criança sonhadora e esperançosa em meio ao nada em que viviam, ele nãose conformava com essa lei e chegou a apanhar de seu pai por isso, mas mantinha seus sonhos vivos em meio a miséria e violência.
Percebe-se neste filme um apego muito grande a questão da honra vistapor um lado sangrento, além de prevalecer a hierarquia e o respeito tanto pelos antepassados quanto pelo patriarca da família, que era incondicionalmente quem ditava as regras e costumes