Ultrasonografia
O som é uma sensação que é captada pelo cérebro, sendo um dos mais importantes eventos vitais que faz parte do conjunto da percepção sensitiva do homem.
È gerado através de ondas de vibração mecânica, onde se propaga em um meio elástico (sólidos, líquidos e gasosos), que vem sendo usado pelo homem como um método de interpretação das perturbações no ambiente em que se vive.
O homem em seu cotidiano necessita da comunicação entre si e da emissão de sons produzidos pelas mais variadas fontes para melhorar sua sobrevivência.
Baseado em fatos, de que as ondas sonoras propagadas no meio ambiente não são ionizantes e por não apresentarem efeitos nocivos significativos dentro do uso em diagnósticos na medicina. Estas estão sendo utilizadas com freqüência para fins diagnósticos e terapêuticos, tendo tais peculiaridades:
*É um método não-invasivo ou minimamente invasivo; *As imagens seccionais podem ser obtidas em qualquer orientação espacial; *Possibilita o estudo não-invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito Doppler; *A aquisição de imagens é realizada praticamente em tempo real, permitindo o estudo do movimento de estruturas corporais.
Através dessas peculiaridades o ultra-som (som de alta frequência) vem sendo um dos métodos de diagnóstico por imagem mais utilizado.
METODOLOGIA
História da ultra-sonografia
A história do ultra-som iniciou-se em 1794, através da experiência de Lazzaro Spallanzim, que demonstrou a orientação dos morcegos era feita mais pela audição do que pela visão para localizarem obstáculos e presas. Em 1880 Jacques e Pierre Curie deram um passo inicial para o estudo do ultra-som, descrevendo as características físicas de alguns cristais.
O estudo do ultra-som foi impulsionado com objetivos militares e industriais para fins de comunicação, destacando o desenvolvimento do radar, o qual utilizava-se analogamente do eco de ondas de rádio para a