Ultra violeta
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Determinação de Estruturas de Compostos Orgânicos
ANÁLISE DO POLICARPOL POR ESPECTROSCOPIA NO ULTRAVIOLETA/VISÍVEL
Fevereiro de 2013
INTRODUÇÃO
Hoje o espectrômetro uv/visível é geralmente referido com uma máquina que executa um trabalho confiável, e é aplicado a milhares de determinações que têm sido desenvolvidos ao longo dos anos. O uv/visível tem provado ser útil em análises bioquímicas, desempenha um papel em estudos ambientais sobre poluentes, e na ciência forense no trabalho com drogas.
Nos domínios da química analítica e técnicas laboratoriais, regularmente usa o espectrômetro uv/visível como uma essencial ferramenta na identificação e quantificação de substâncias químicas e biológicas de uma forma muito ampla. O equipamento para estes fins variam de comparadores de cor muito simples através de um computador de grande porte controlado por um instrumento de verificação automática, que abrangem a totalidade da região uv/visível do espectro eletromagnético. Mas em todos os casos, estes estudos envolvem uma medida de intensa radiação nos comprimentos de onda espectrais que são característicos para as substâncias em investigação.
A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. O pico de absorção pode ser correlacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada. No ponto de vista prático, o aspecto mais importante do cálculo quântico é a determinação de quanta luz é absorvida pela amostra, isto é descrito pela lei de Beer-Lambert, onde dá a relação entre a intensidade da luz incidindo na solução (I0), e a intensidade da luz saindo da solução (I).
São usadas como recipientes cubas retangulares de vidro ou quartzo, as cubetas de vidro são usadas quando se trabalha na região do visível, para a região do ultravioleta, devem-se usar as cubetas de quartzo, que são