ultilização de rochas e minerais
Basalto
Tipo: O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina.
Denominação em relação a cor: A rocha basáltica geralmente possui cor escura acentuada (rocha máfica), sendo muito explorada para a construção civil.
Estrutura: É uma rocha básica, em geral melanocrática, de cor muito escura, de textura porfírica, muito pesada, dura, e rica em ferro e magnésio. Rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivaso arrefecimento rápido do magma/lava, à superfície ou muito próximo dela, não permite que os minerais se individualizem nem desenvolvam, ficando com reduzidas dimensões e dificilmente observáveis à vista desarmada, conferindo às rochas uma textura agranular ou mesmo vítrea.
Granito
Tipo: São as rochas magmáticas intrusivas, formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar, e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
Denominação em relação a cor: Nos granitos mais leucocráticos (claros), portanto com menor quantidade de minerais ferro-magnesianos
Estrutura: Rochas magmáticas plutónicas ou intrusivas
Um arrefecimento lento do magma, no interior da crosta, permite a cristalização e o crescimento dos minerais que são visíveis a olha nú, conferindo às rochas uma textura granular.
Mármore
Tipo: Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.
Denominação em relação