uhfsaugfsa

2592 palavras 11 páginas
Cap 13
Questões
1- R1: Significa que as pessoas que estão amarradas não veem o mundo real somente as sombras das pessoas que passam, na atualidade filósofos associam aos ricos serem as pessoas amarradas e o lado de fora a pobreza, ou seja, o mundo real.

R2: Caverna se compararia com o mundo nosso o mundo sensível e os prisioneiros às pessoas em gerais que se viver achando que uma realidade mesmo sendo apenas uma ilusão acabamos adotando essa ilusão como realidade, o conhecimento nesse estágio seria o filósofo que acordo para o mundo e acaba saindo do mundo das ilusões (caverna) e adquirir o verdadeiro conhecimento.

2- Conhecimento da crença, da experiência e do conhecimento intelectual.

R1: Dialogo, sabedoria e maiêutica

R2: "Ele termina o livro VI (511 a-e) ordenando os modos de conhecimento da seguinte forma: o mais elevado, a inteligência; o segundo, o entendimento; o terceiro, a crença e a opinião; e o último, a imaginação ou a suposição. O terceiro e o quarto baseiam-se no mundo sensível e, portanto, não levam à verdade suprema. Os dois primeiros são do domínio do inteligível, mas o entendimento diferencia-se da inteligência porque não vai até ao princípio, mas parte de hipóteses, o que o torna um intermédio entre a doxa e a episteme."

3- Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona.

R1: Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

R2: O sol representa o bem, a verdade absoluta por trás de uma vida no desconhecido, que a princípio cega por ser tão diferente da realidade que se vivia, isso quer dizer o choque que temos ao descobrir algo completamente novo, algo que nem imaginávamos que existia.

R3: O sol seria a porta para o mundo das ideias, aonde os prisioneiros se libertariam da escuridão das correntes e partiria para conhecer o novo e o real, buscar aquilo que é verdadeiro e correto, porém

Relacionados