UFRB
DOCENTE: Anacleto DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
DISCENTE: Leonardo Moura Silva Dos Santos
“ATIVIDADE TIPOS DE CONHECIMENTOS”
1. CONHECIMENTO EMPÍRICO
PONTOS POSITIVOS E BENEFÍCIOS APLICÁVEIS NO DIA-A-DIA.
O conhecimento empírico ou popular, também conhecido como conhecimento vulgar ou senso comum. È o modo comum, espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. O conhecimento empírico por sua vez, não se preocupa com o “porque” ou “como”, a transmissão do conhecimento dá-se de maneira informal. O próprio sujeito organiza suas ideias com base na vivência.
LIMITAÇÕES E DIFICULDADES DE APLICAÇÃO NO DIA-A-DIA.
As limitações e dificuldades se caracterizam pela superficialidade. Conforma-se com a aparência, se expressa por frases do tipo “porque o vi”, “porque senti”, “porque disseram”, “porque todo mundo diz”.
EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÃO.
Um médico que atende sem ser formado “CHARLATÃO”, ou seja, tem conhecimentos empíricos.
Outro exemplo que pode ser citado é a culinária, pois apesar da existência de receitas visando garantir que os resultados obtidos sejam sempre os mesmos (os pratos a serem criados), estas se utilizam de formas de medição mal definidas e tempo de preparo incerto, que muitas vezes dependem da intuição do cozinheiro para funcionarem corretamente. Desta forma, não é sempre que os resultados de um “experimento” podem ser repetidos com sucesso.
2. CONHECIMENTO FILOSÓFICO
PONTOS POSITIVOS E BENEFÍCIOS APLICÁVEIS NO DIA-A-DIA.
Ele te faz pensar em coisas que nunca tinha pensado, sempre sabe mais qualquer coisa sobre o assunto, além disso, ás vezes te faz mudar de opinião ou ajuda-te a fundamentar a sua opinião sobre um assunto.
Limitações e dificuldades de aplicação no dia-a-dia.
O conhecimento filosófico pode discernir entre o certo e o errado recorrendo apenas à reflexão humana, ou seja, as hipóteses filosóficas não podem ser confirmadas