Ufc - mkt desportivo

3911 palavras 16 páginas
Introdução

|[pic] |

O UFC se auto-intitula a mais importante organização de Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts - MMA), mas sua história é cheia de altos e baixos e muita controvérsia. Depois de quase fechar as portas na década de 90, este campeonato de MMA se reinventou e atraiu uma nova legião de fãs.

O UFC promove e hospeda eventos de MMA, que apresentam várioscombates. Cada confronto é uma luta entre dois competidores. Semelhantemente ao boxe, as lutas são divididas em rounds e são supervisionadas por um árbitro, ainda que os eventos da MMA sejam mais complexos do que uma luta de boxe.

Os confrontos padrão do UFC estão limitados a três rounds (já os de outros campeonatos têm um limite de cinco), com cinco minutos para cada round. Os lutadores têm um minuto de intervalo entre os rounds. Ao contrário do boxe, onde os atletas podem lutar apenas usando os punhos e dar golpes só acima da cintura, no MMA os lutadores podem dar socos, chutes, cotoveladas, golpes de joelho, e sujeitar o adversário, imobilizando-o para vencer a luta. Podem ser dados golpes acima e abaixo da cintura (com poucas restrições). Logo no início, os UFCs alegavam que seus eventos eram do tipo luta sem regra alguma, mas essa qualificação era inadequada. Desde as primeiras lutas de UFC, os atletas eram obrigados a seguir certas regras, incluindo:

• não atingir os olhos • não procurar rasgar a boca do adversário (usar os dedos para "fisgar" a boca do outro) • não dar golpes na virilha

A comissão de atletismo do Estado de Nevada, responsável pelos regulamentos de todas as apresentações de boxe e artes marciais no Estado, caracteriza 31 faltas. As faltas podem penalizar ou desqualificar um atleta. Nem todas estão diretamente relacionadas à violência física, por exemplo, considera-se falta agarrar nas cordas, usar linguagem ofensiva dentro do ringue, fingir que está machucado ou deixar cair a proteção bucal com o objetivo

Relacionados