u9ouupoipiopiopiopiopiopioiopoip
864 palavras
4 páginas
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICATRABALHO DE INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA ELÉTRICA
Belém
2014
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
PROFESSOR: Max Trindade.
SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas
Belém
2014
Introdução
Nesse trabalho iremos falar sobre SPDA, e sua importância para a criação de projetos, o quanto são importantes para a nossa segurança,e veremos os princípios de cada tipo de Sistema de proteção e que cada uma delas tem sua aplicação e iremos conhecer também as NBR5419 que são as regras que regem o trabalho com SPDA e sua aplicação e segurança.
SPDA – SISTEMA DE PROTENÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS
É um Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, popularmente chamado de para-raios.
A instalação dos Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2005, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e, até mesmo, risco à vida de pessoas e animais.
Um SPDA é composto essencialmente por três componentes, o elemento captor, os condutores de baixada e o sistema de terra. Actualmente existe três modelos de pára-raios: o captor do tipo de Franklin, o captor de avanço à ignição (ionizantes) e a gaiola de Faraday.
Captor do tipo de Franklin O captador "Franklin" é constituído por uma haste metálica , sendo a extremidade superior é pontiaguda para tem uma maior poder de acúmulo de cargas. Este sistema é o mais barato mas o menos eficiente.
Captor de avanço à Ignição O captor de avanço à Ignição consiste na capacidade do pára-raios antecipar a descarga atmosférica e definir o percurso do raio. Este sistema é barato e apresenta elevada