Tópicos TI
-Organizações: Coleção de processos operacionais e administrativos que são incorporados aos sistemas de informações. (Operacionais: criam e produzem / Administrativos: planejamento, controle e condução)
-Pessoas: São os usuários efetivos, que usam eficientemente as informações de um sistema para executar os seus trabalhos.
-Tecnologias: É o meio pelo qual os sistemas de informação podem ser implementados. Deve ser vista como ferramenta e não ter um fim em si mesma.
A teoria geral dos sistemas foi formulada pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy no início da década de 1930, mas foi publicada apenas em 1968.
O’Brien (1995) defini sistema como “um conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos”.
Pode-se chamar tanto um organismo vivo, como uma fábrica, um modelo matemático ou um programa de computador de sistema, afinal todos são compostos por diferentes elementos que interagem entre si e geram algum tipo de resultado. Esses elementos e a relação que se estabelece entre eles que determina como o sistema funciona. Ex: processo de assar um bolo.
Um sistema pode ser dividido em subsistemas. Cada subsistema possui seus elementos, e pode ser decomposto até o nível desejado de detalhamento. Um sistema pode compor-se, sucessivamente, de subsistemas que se relacionam entre si, compondo um sistema maior.
Essa visão de sistemas e subsistemas contribui para que sistemas grandes possam ser melhor compreendidos quando seus subsistemas forem estudados separadamente.
É importante frisar que por mais que possamos fragmentar sistemas em subsistemas, não se deve perder a visão do sistema como um todo. Um sistema não é a soma de partes, mas sim o resultado da interação entre elas.
(Subsistemas: Fragmentos/pequenos sistemas que estão dentro de um sistema maior)
Definição sistêmica de organização: estrutura social formal e