Tópcos de física experimental
2042 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIPTÓPICOS DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
Manaus
2013
Derick Luíz B85BHH-3
Edimar Guedes B7700E-7
Jean Ramos B802GJ-4
Karoline Moreira B774FI-5
Patricia Adelaide Gomes B73AJE-1
Rubrelanth Farias B6060G-9
Valdemilton Cardoso B8526H-1
TÓPICOS DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
Trabalho apresentado ao Professor Carlos França da disciplina Tópicos de Física Geral e Experimental da turma: 4305, turno: Matutino do curso de Engenharia.
Manaus
2013
1 A IDADE DAS TREVAS
A expressão Idade das Trevas para se referir à Idade Média foi muito utilizada no passado. Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento.
De acordo com estes historiadores, a Idade Média foi uma época com pouco desenvolvimento cultural, pois a cultura foi controlada pela Igreja Católica. Afirmavam também que praticamente não ocorreu desenvolvimento científico e técnico, pois a Igreja impedia estes avanços ao colocar a fé como único caminho a seguir.
Porém, a partir da segunda metade do século XX, com novos estudos históricos sobre a cultura e ciência da idade Média, houve uma nova visão sobre este período e o termo foi sendo abandonado. Alguns historiadores chegaram a conclusão que o desenvolvimento cultural e científico foi muito rico durante a época Medieval. Ocorreram avanços científicos e técnicos (exemplo da arquitetura). As Universidades Medievais foram ricos centros de produção de conhecimentos e debates.
Atualmente, o uso do termo “Idade das Trevas” é considerado preconceituoso e também incorreto, pois desqualifica a cultura, a ciência e a arte da Idade Média.
1.2 A IDADE DAS TREVAS –DEFININDO A ESCURIDÃO
A Idade das Trevas, como um termo, tem sofrido muitas mudanças. A sua definição depende de quem a esteja definindo. a Idade