técnico segurança
A automação existe desde a pré-história, com a invenção da roda para transportar materiais otimizando o esforço humano, mas começou a despertar interesse com o início da era industrial no século 18, com o início das linhas de montagem idealizadas por Henry Ford a automação industrial foi alavancada e, desde então, não para de evoluir.
Notou-se a necessidade de fazer algo para que fosse aumentada a produtividade das indústrias, iniciando-se assim o desenvolvimento de máquinas para executar as tarefas com maior precisão, rapidez e qualidade.
Podemos citar como alguns dos primeiros sistemas de automação a criação dos cartões perfurados no final do século 19 por Herman Hollerith, sua invenção reduziu cerca de 20 vezes o tempo para conclusão de algumas tarefas para o Censo dos EUA.
Com o avanço da microeletrônica puderam ser criados os Controladores Lógicos Programáveis (CLP’s), que começaram a surgir na década de 60.
Introdução
No século XVIII o homem passou a produzir mercadorias em maior escala, devido uma evolução no modo de produção. A famosa Revolução Industrial a qual se iniciou na Inglaterra, pois, a mesma tinha condições favoráveis para tal feito, mas o que muitos não sabem é que essa evolução se deu ao fato dos trabalhos nas fabricas que antes eram artesanais, serem mecanizados, um exemplo disso foram as grandes maquinas de tear.
Essa mecanização fez com que houvesse uma maior agilidade no processo, porém muitos empregados perderam seus postos. Mas, o homem e sua grande sede de conhecimento não parou, fez com que sistemas a vapor entre outros criados por eles continuassem a evoluir, criando a eletricidade, o telegrafo, telefone, computador, etc. Em 1960, cria-se a palavra automação que designa o ato de um equipamento mecânico ou eletrônico de controlar seu próprio funcionamento, mas, o que realmente fez a automação passar por grande progresso foram os CLP’s (Controlador Lógico Programável).
Com toda a evolução da