Técnico em informática
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é um software projetado para auxiliar a criar, manter e atualizar os dados do banco de dados.
Seus principais objetivos de utilização são:
a) permitir que o usuário crie novas bases de dados e especifique seu esquema ( estrutura lógica dos dados), usando uma linguagem especializada chamada data definition language - DDL.
b) oferecer ao usuário a capacidade de consultar (query) os dados de uma base de dados e modificá-los, usando uma linguagem apropriada frequentemente chamada de query language ou data manipulation language.
c) suportar o armazenamento de grande quantidade de dados por longos períodos de tempo, mantendo os dados seguros de acidentes e acesso não autorizado e garantindo acesso eficiente aos dados através de consultas e modificações à base de dados.
d) Controlar os acessos simultâneos aos dados de tal forma a evitar que ações de um usuário afete outros e que haja corrupção acidental dos dados.
2) Quais são as 5 características principais de um SGBD? - Abstração de dados;
- Controle de redundância de dados
- Controle de concorrência
- Controle de acesso
- Tolerância a falhas.
3) O que significa “controle de redundância”?
O controle de redundância de dados provido por um SGBD é baseado no compartilhamento dos dados. Nesse caso, existe uma única ocorrência de um determinado dado e esse dado é acessado pelos vários usuários ou sistemas que o necessitam. Além disso, um SGBD impede que um mesmo dado seja cadastrado em duplicidade. Por exemplo, um médico não pode ter dois pacientes agendados para o mesmo horário.
4) Por que o controle de concorrência é tão importante em um banco de dados?
Em alguns casos, sistemas ou usuários distintos precisam de um mesmo dado ao mesmo tempo. Para o caso da leitura dos dados isso não era