Técnico eletricista
São José dos Campos – SP
3º Trimestre de 2012
ÍNDICE
ÍNDICE 1
INTRODUÇÃO 3
GERAÇÃO DE ENERGIA – DEFINIÇÃO 3
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 4
b. COMPORTAS 5
e. BARRAGEM 5
f. TRANSFORMADOR 5
g. TURBINAS 6
h. GERADOR 6
i. CONDUTO DE SAÍDA 6
7.VANTAGEM: 6
8.DESVANTAGEM: 6
9.TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - DEFINIÇÃO 7
COMPONENTES PRINCIPAIS DE UM SISTEMA DE 7
TRANSMISSÃO 7
TORRES 7
ISOLADORES 8
SUBESTAÇÕES 8
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA 8
FUNCIONAMENTO DA GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: 9 CONCLUSÃO 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado informações sobre geração de energia elétrica, utilizando sistema hídrico, ou seja, uma hidroelétrica e também transmissão e distribuição de energia elétrica.
GERAÇÃO DE ENERGIA – DEFINIÇÃO
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.
A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos. Estas diferenças possibilitam o estabelecimento de uma corrente elétrica entre estes dois pontos, para chegar ao consumidor final, depende de uma eficiente rede elétrica, composta por subestações, cabos e torres de transmissão.
É de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Ela pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos que possuímos em casa (computador, geladeira, microondas, chuveiro, etc.).
Importante: a energia elétrica é extremamente perigosa. Somente profissionais habilitados devem ter acesso a suas fontes de produção, armazenamento e distribuição. Um simples fio de energia elétrica pode provocar um choque e levar uma pessoa a morte.
CURIOSIDADES
-