Tecnico eletricista
LEANDRO S. S.
LUCIANO F. K.
RAFAEL A. P. N.
YUZO S.
TRABALHO DE
TUNGSTÊNIO E LÂMPADA INCANDESCENTE
CURITIBA
2013
LEANDRO S. S.
LUCIANO F. K.
RAFAEL A. P. N.
YUZO S.
TRABALHO DE
TUNGSTÊNIO E LÂMPADA INCANDESCENTE
Trabalho de Projeto Interdisciplinar apresentado às disciplinas Eletricidade / Ciência dos Materiais, do curso de Tecnologia em Automação Industrial do Centro Tecnológico Positivo.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2.1 HISTÓRIA DA LÂMPADA INCANDESCENTE 3
2.2 ELEMENTOS DA LÂMPADA: 6
2.2.1 BULBO 6
2.2.2 FILAMENTO DE TUNGSTÊNIO 6
2.2.3 HASTE 9
2.2.4 BASE METÁLICA 9
2.2.5 FUNCIONAMENTO DA LÂMPADA 9
2.2.6 POTÊNCIA DA LÂMPADA 13
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 14
1 INTRODUÇÃO
Para conciliar as matérias de Eletricidade e Ciência dos Materiais fizemos nossas pesquisas envolvendo materiais que estejam diretamente relacionados à química e a eletricidade e através dessas pesquisas optamos em descrever o processo de fabricação da Lâmpada Incandescente.
A lâmpada incandescente além de ser uma das mais importantes criação do homem é extremamente essencial em nossa vida e também esta diretamente relacionada à química e a eletricidade, pois para gerar a luz do bulbo da lâmpada um dos elementos principais é um metal, chamado de Tungstênio também conhecido como Volfrâmio ou Wolfrâmio. Este metal esta em forma de um filamento, e para fazer ele aquecer à temperatura necessária para gerar a luz precisamos de outro elemento principal, a tensão elétrica que gera uma corrente elétrica, após este processo é concebida a luz elétrica.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 HISTÓRIA DA LÂMPADA INCANDESCENTE
Segundo Albuquerque (2009), A lâmpada incandescente pode ser considerada uma das maiores invenções da humanidade. Desenvolvida e comercializada