Técnico de Informatica
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Resumo. Apresentando a linguagem de programação Progress, explicando um pouco de sua aplicabilidade, e mostrando sua origem e seu método de programação.
1. Introdução
A linguagem Progress foi desenvolvida pela empresa Progress Software Corporation em 1984, onde a linguagem poderia ser utilizada apenas em UNIX, com o uso de mainframes para processamento de grandes volumes de dados, sendo uma alternativa para as linguagens da época, como Cobol, Adabas, Natural, Cliper e etc. Um dos destaques do Progress é sua independência de plataforma, funcionando em praticamente todos os sistemas operacionais existentes, como DOS, Windows 3x, 95, NT, UNIX, OS/2, Novell, VMS, Motif, Xenix, CTOS, entre diversos outros utilizando o mesmo código fonte.
Uma das vantagens do Progress é sua perfeita integração com o banco de dados, o tornando uma excelente ferramenta para qualquer construção de aplicação comercial, pois possui camadas de desenvolvimento que tornam a interface com o usuário mais pratica e evita qualquer redundância de retrabalho.
Tendo um banco de dados relacional, sendo superior ou igual, aos bancos de dados presentes no mercado, como Oracle, DB/2, Sybase, MS-SQL Server, entre outros bancos de dados.
O Progress tem uma fácil maneira de se atualizar, onde se pode fazer a atualização parcial dos aplicativos sem que seja necessário parar o sistema e sem gerar qualquer erro.
2. DESENVOLVIMENTO
O Progress 4GL, nada mais é do que o Progress de quarta geração, que passou a ser introduzido no Windows, novos conceitos de orientação a objeto, encapsulamento, polimorfismo e hereditariedade.
O progress possui um pacote de aplicativos que põem ser instalados pelo usuário, como pode se ver na figura abaixo:
Figura 1 : Tela inicial do Progress.
A linguagem progress, funciona a partir de linhas de comando onde são descritas o comando por inteiro, pois se procura minimizar espaço.
Os principais