MAQUINA DE MOLDAGEM ROTACIONAL
Profª.: Miriam Noemi Caceres Villamayor
Conteúdo 1
Introdução 1
Descrição dos Componentes que compõem o Equipamento 1
Painel de Controles 1
Painel do Operador 1
Forno 2
Cabine de Resfriamento 2
Carrossel 2
Funcionamento 2
Introdução
O objetivo deste trabalho é detalhar o funcionamento de um equipamento de moldagem rotacional, utilizada para moldagem de peças plásticas.
A máquina é composta por um forno de aquecimento, que contem um queimador a gás e um ventilador para circulação de ar quente, um painel de comando, um carrossel com eixos porta moldes, uma cabine de resfriamento e sensores indicadores de posição e fim de curso.
Descrição dos Componentes que compõem o Equipamento
Painel de Controles
O painel é composto por circuito lógico para operação automática do equipamento, contendo CLP (Controlador Lógico Programável) e interface homem-máquina contendo teclado de membrana e display LCD alfanumérico, inversores de frequência, amperímetro, contactoras, reles e botoeiras, que executa todos os movimentos da máquina de modo automático, (abertura e fechamento das portas, ligam e desligam os ventiladores, movimento dos carros, etc...) ajustes independente dos parâmetros de ciclo e ajustes do sistema de refrigeração de cada carro.
Painel do Operador
Possui todos os comandos de operação do equipamento, controle de paradas dos carros em cada etapa do processo.
Forno
O forno é construído com material isolante termicamente para evitar perdas de energia térmica, ventilador de circulação de ar quente com motor de 30 CV e queimador a gás. Também possui duas portas, uma de entrada e outra de saída dos carros, acionadas por motorredutores com motor de 1,5 CV.
Cabine de Resfriamento
A cabine de resfriamento é composta por 3 ventiladores com 900 mm diâmetro, acionados por motores de 2 CV e uma bomba de água com motor de 0,5 CV para sistema de aspersão.
Carrossel
O carrossel possui 3 carros que se deslocam em uma pista