técnicas de execução de revestimento de argamassa
A construção de um edifício é uma atividade complexa, que para ser conduzida com eficácia e eficiência necessita de um amplo conjunto de ações integradas e coerentes, desde a da fase de projeto e planejamento até a de produção no canteiro de obras. Os revestimentos em argamassa protegem as alvenarias contra a chuva e a umidade, e também têm efeito arquitetônico, embelezando as fachadas e ambientes que compõem uma construção. Os revestimentos cerâmicos são aplicados em pisos e paredes de ambientes industriais, comerciais, residenciais e em locais públicos, sendo eles constituídos de uma grande variedade de matérias primas.
Serão apresentados alguns tipos de revestimentos dos dois casos relatados.
1. Revestimentos – Conceito
Revestimentos são todos os procedimentos utilizados na aplicação de materiais de proteção e de acabamento sobre superfícies horizontais e verticais de uma edificação ou obra de engenharia, tais como: alvenarias e estruturas. O Revestimento mais utilizado entre nós é o de argamassa de cimento, cal e areia, por ser mais econômico e de simples execução.
1.1. Classificação dos revestimentos
Os revestimentos, de forma geral, podem ser classificados segundo os seguintes critérios: Tipo de vedação a revestir; ambiente de exposição; mecanismo de fixação à base e continuidade. Na tabela a seguir define os tipos:
Tabela 1. Classificação dos revestimentos
Critério de Classificação
Tipo
Tipo de vedação a revestir
Vedação horizontal inferior
Vedação horizontal superior
Vedação vertical
Ambiente de exposição
Revestimento em contanto com o solo
Revestimento externo (fachada)
Revestimento interno (áreas secas ou molhadas)
Comportamento à umidade
Revestimento comum
Revestimento de permeabilidade reduzida
Comportamento ao calor
Revestimento termo-isolante
Número de camadas aplicadas
Revestimento de camada única
Revestimento de duas camadas
Acabamento de superfície
Camurçado