Técnicas Criptográficas
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO / SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
1° Semestre - 2013
“AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES”
ÍNDICE
1. Objetivo do Trabalho 3
2. Introdução 4
3. Criptografia (Conceitos Gerais) 6
4. Técnicas Criptográficas mais Utilizadas e Conhecidas 8
5. Dissertação (Chave Simétrica – Método Rijndael) 18
6. Projeto do Programa 22
7. Relatório com as Linhas de Código do Programa 28
8. Apresentação do Funcionamento do Programa 34
9. Bibliografia 38
1. OBJETIVO DO TRABALHO
Esse trabalho tem como objetivo reunir os alunos em grupos para que o aprendizado seja maior e que possamos adquirir mais conhecimento uns com os outros. Os conceitos básicos são fundamentais para a área em que queremos atuar, basicamente podemos dizer que a criptografia é um cadeado onde só o cedente e o cessionário possuem a chave, porém os “cadeados” podem ser quebrados, esse mesmo conceito pode ser usado na criptografia. Criptografia com certeza é um assunto de interesse de muitos, porém por ser uma área tão extensa e muito complexa envolvendo muitos conceitos matemáticos, muitas vezes é estudada apenas como um hobby. A criptoanálise é o ramo da ciência que estuda métodos de criptografia, capacitando o profissional a fazer a análise de um algoritmo criptográfico quanto a sua complexidade, podendo definir um algoritmo como forte (de difícil quebra) ou fraco (de fácil quebra).
Como dito, para se estudar criptografia, geralmente tem-se a necessidade de um forte embasamento matemático. Para se ter uma ideia, algumas linhas da matemática pura estudados a 20 anos atrás são chave fundamental para os melhores algoritmos de criptografia da atualidade.
2. INTRODUÇÃO
Este artigo mostra as diferentes formas em que a matemática é aplicada na criptografia para o desenvolvimento de códigos, cifras e técnicas