Técnicas Construtivas do Steel Frame
Primeiramente esse método de construção necessita de uma fundação do tipo radier, com as alimentações elétricas e hidráulicas já instaladas.
Os painéis de aço são fixados à fundação com chumbadores.
A construção deve ser feita de modo que as cargas exercidas sobre a estrutura sejam divididas entre os perfis, e cada perfil é fabricado para receber uma pequena parcela de carga.
São colocados painéis estruturais de tiras de madeira entre os perfis, distribuídos em forma de camadas cruzadas, para aumentar a durabilidade e a resistência, unidas por uma resina fenólica aplicada sob uma alta pressão.
Para revestimentos internos é utilizado placas de gesso acartonado, fechando paredes e forros, estes são aparafusados diretamente nos perfis de steel frame.
Para realizar o isolamento térmico e acústico de paredes e forros, deve se utilizar um feltro constituído de lã de vidro, revestido com papel kraft.
Todas as placas do fechamento são aparafusados nos perfis.
Sobre as placas de gesso podem ser aplicados revestimentos usuais como cerâmica, pintura e textura entre outros usualmente aplicados na construção civil convencional. O revestimento externo também pode receber a aplicação dos materiais de acabamento, usualmente empregados, como pastilhas, pedras (mármore ou granito) ou até mesmo reboco e pintura.
As tubulações passam entre as placas de madeira e as placas de gesso acartonado, e a largura media entre as duas placas é de 12cm.
A estrutura do telhado também é constituída de steel frame, que é utilizado no lugar da estrutura comum, a de madeira. Existem dois tipos distintos de laje, denominados de laje “seca” ou “úmida”. As lajes “secas” podem ser compostas por painéis de madeira (OSB ou outros) ou placas cimentícias, apoiadas sobre perfis metálicos estruturais (vigas de entrepiso). Já as “úmidas”, são compostas por formas de aço (telhas galvanizadas) preenchidas com concreto e tela eletrossoldada.