Táticas ofensivas do basquete
Este tipo de sistema ofensivo não possui uma jogada definida para finalizar, busca apenas criar erros na defesa, para serem explorados pelos jogadores, que devem ter boa leitura do jogo. É importante notar que o padrão fica sendo repetido várias vezes. Quando acaba a movimentação e não existe opção de finalização, a movimentação-padrão deve ser repetido.
Aqui, estudaremos mais a fundo a Flex e a Shuffle, dois sitemas amplamente utilizados em todos os níveis.
Set Offenses: "Ataque configurado, posto", se traduzido livremente. Aqui, também existem movimentações a serem combinadas, mas permite pouca ou nenhuma mobilidade de posições. Cada jogador tem seu papel dentro do esquema ofensivo.
Também, comumente aqui a jogada tem um ponto de definição pré-arranjado, e se não é possível definir a jogada quando chega a hora, ela é abandonada e outra estratégia é adotada.
Motion Offense: A palavra "Motion", em inglês, significa movimento. E é exatamente isso que acontece. Ela também busca movimentação a todo instante para tentar quebrar a defesa, como no sistema Patterned. No entanto, ela não possui movimentações pré-estabelecidas.
Permite ao jogador explorar as opções que a defesa lhe dá, e fazer a leitura do que é melhor para fazer. Funciona sobre três princípios básicos: "Passe e corta-luz ao contrário", "Corta-luz no fundo" e "Corta-luz sem a bola".
É um sistema muito amplo, que pode inclusive ter uma Patterned ou uma Set dentro dela em alguns momentos. É, provavelmente, o sistema mais usado no mundo todo em todos os níveis de competição. Os três princípios serão explicados no momento de analisarmos este sistema