tytdtd
1194 palavras
5 páginas
1) A Justificativa: Aplica-se primeiramente a lei dos cossenos para encontrar o ângulo entre as forças e depois de determinar seus módulos aplica-se novamente a lei dos cossenos para achar a força resultante.
2ª) E
Justificativa: Aplica-se a lei dos senos.
3ª) A
Justificativa: Encontra-se a força resultante aplicada na carga q e depois, aplica-se a 2ª lei de Newton para encontrar a aceleração.
4ª) B
Justificativa: Encontra-se o campo elétrico no ponto P dividindo a força resultante pela carga q no ponto P.
5) C
Justificativa: A parte da equação do campo elétrico para o anel elétrico deriva,e igual a zero para encomtrar o valor de x em que o campo elétrico e maximo
6ª) B
Justificativa: Para x muito maior do que r, podemos desprezar o r e simplificar a expressão, obtendo assim um campo idêntico ao de uma carga puntiforme.
7ª) A
Justificativa: Integra-se o fio de comprimento L eletrizado com uma densidade linear de carga constante, como descrito no enunciado.
8ª) E
Justificativa: A partir do resultado do exercício anterior aplica-se um novo valor para a distância entre o ponto P e o bastão eletrizado
9) C
Justificativa: Encontram-se as distâncias para as várias equipotenciais e depois determina - se à distância entre elas.
10) A
Justificativa: Calcula-se o trabalho realizado pela partícula empregando-se a definição do elétrico como a partícula desloca-se no sentido contrario ao E o Trabalho maior que zero
11ª) A
Justificativa: Considerando que a energia mecânica inicial e igual a energia mecânica no ponto A, determina-se a distância d indicada na figura. Fel _ A = q.E = 3,2.10 −2 (−200 ˆ) = −6,4 ˆ ( N ) j
12ª) E
Justificativa: No ponto A, a velocidade da partícula é nula, portanto existe somente uma força eletrostática atuando sobre a mesma.
13ª) A
Justificativa: Para encontrarmos a força sobre a espira aplicamos a expressão indicada no enunciado em cada lado da espira.
14ª) B
Justificativa: Após encontrar o