tyhjhj

538 palavras 3 páginas
GERÊNCIA DE MEMORIA
INTRODUÇÃO
Na memória principal há todos os programas e dados que serão executados pelo processador. Desta maneira, programas que se encontrem na memória secundária devem primeiro ser carregados para a memória principal para depois serem executados e o gerenciamento desta memória torna-se um fator fundamental para um bom desempenho de um sistema.
Organização e gerenciamento de memória são, portanto, fatores decisivos no projeto de Sistemas Operacionais.
1º TÉCNICA: ALOCAÇÃO CONTÍGUA SIMPLES
Usada principalmente nos primeiros Sistemas Operacionais (monousuários), ela divide a memória principal em duas partes:
· uma para o Sistema Operacional
· uma para o programa do usuário
Sendo assim o programador deve desenvolver suas aplicações com preocupação apenas em não ultrapassar o espaço de memória disponível e tem controle total sobre toda a área da memória, inclusive para alterar e até danificar o Sistema Operacional. A fim de proteger os Sistemas Operacionais deste tipo de dano, alguns deles programam uma proteção através de um registrador que delimita as áreas do Sistema Operacional e do usuário. Desta forma, sempre que um programa referencia um endereço de memória o sistema verifica se o endereço está dentro dos limites seguros. Caso contrário, o programa é cancelado e uma mensagem de erro é enviada ao usuário.
2º TÉCNICA: OVERLAY
A fim de amenizar o problema de limitação de memória, foi desenvolvida esta técnica que consiste em dividir o programa em módulos que pudessem ser executados de maneira independente utilizando-se a mesma área de memória. Desta maneira, quando um determinado módulo estiver na memória os outros não precisam necessariamente estar.
A definição da área de overlay é função do programador e seu tamanho é estabelecido a partir do maior módulo.
Apesar de suas vantagens óbvias, esta técnica pode trazer implicações sérias no desempenho do aplicativo devido ao tempo de E/S em disco ser muito maior que a velocidade de

Relacionados