Tv Tupi
Empresário pioneiro das telecomunicações no Brasil, fundador da TV Tupi, jornalista e político. Assis Chateaubriand nasceu em 4 de outubro de 1892, em Umbuzeiro, faleceu em 4 de abril de 1968. Também era conhecido como Chatô.
Realizou seus estudos no Ginásio Pernambuco e , aos 15 anos de idade, ingressou na Faculdade de Direito, onde se formou professor de filosofia do Direito. Começou a escrever para a “Gazeta do Norte, “Jornal Pequeno” e “Diário de Pernambuco.”Em 1915, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde colaborou com o “Correio da Manhã”. Em 1924, assumiu a direção do “O Jornal”, primeiro veículo do grupo de fundaria.
Era dono do “Diários Associados”, um império das comunicações da época que abrangia dezena de jornais, revistas, emissoras de rádio e a TV Tupi. Era dono das revistas “O Cruzeiro” e “A Cigarra”.
Ao lado da Aliança Liberal, apoiou em 1930, o movimento revolucionário que abriria as portas para Getúlio Vargas ocupar o poder. Em 1947, ajudou a fundar o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Foi senador entre os anos de 1952 e 1957.
Era um empresário empreendedor, o primeiro a adquirir a máquina rotativa Multicolor para impressão de suas revistas em cores, o primeiro a utilizar os serviços da agência de fotografia da Wide World Photo que lhe cedia fotografias com maior velocidade. Em seus veículos e iniciativas culturais lançou Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti entre outros.
Por dar maior atenção às emissoras de rádio e TV, seus jornais acumularam dívidas, o que viria a destruir o seu grande império. Deixou suas empresas para 22 funcionários. Atualmente, nas mãos de outros administradores, o “Diários Associados” significa o sexto maior grupo de comunicações do Brasil, abrangendo jornais e emissoras de rádio, exceto a TV Tupi que se tronou extinta no início da década de 80.