Tv no Brasil anos 90
Os anos 90 se inicia com a transmissão da posse de Fernando Collor de melo, em 15 março pelo decreto nº99.180, é criado o Ministério de Infra -Estrutura , que entre outros órgãos absorve o Ministério das comunicações. No dia 30 de julho é baixada a instrução nº 04 pelo Departamento Nacional de Serviços Privados da Secretaria Nacional do Ministério da Infra- Estrutura, estabelecendo procedimentos para a solicitação de instalações dos serviços de radiodifusão e especiais de Televisão por assinatura e de Retransmissão de Televisão. Devido a política econômica imposta pelo Governo Federal as emissoras de tv precisam cortar gastos e alguns funcionários são demitidos. Apesar do custo alto a Copa do mundo foi transmitida por todas as emissoras.
O SBT contrata Walter Avancini para montar o núcleo de teledramaturgia que estréia a novela “Brasileiros e Brasileiras” um fiasco acabando assim com o núcleo.
Ao ver sua liderança na audiência ameaçada a Rede Globo retira do ar o programa “Tv Pirata.” Devido ao alto custo e baixa audiência. E segue com uma programação nos mesmos moldes com telejornalismo, telenovela, humorístico e com muitos filmes cinematográficos estrangeiros e nacionais.
A Rede Record por sua vez após muita polêmica judicial, torna-se propriedade da IURD- Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Edir Macedo, então sofre toda uma modificação no visual gráfico, apresenta novas vinhetas e aberturas de programas. Fecha contrato com a Tv Capital, de Brasília como afiliada dando início a sua Rede. Em 1992 as emissoras transmitem ao vivo o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, assumindo o vice-presidente Itamar franco.
Em 1993, o Programa Silvio Santos entra para o Guiness Book o livro dos recordes como programa mais duradouro da tv Brasileira.
A rede globo investe em transmissão de jogos de futebol comprando direitos exclusivos de transmissão.
Entre tantos outros fatos dos Anos 90 surgiram as transmissões a