tutorial php
Crie um novo arquivo chamado ola.php e coloque-o em seu diretório root do seu servidor web (DOCUMENT_ROOT) com o seguinte conteúdo:
Exemplo #1 Nosso primeiro script PHP: ola.php
PHP Teste
Use o seu navegador para acessar o arquivo pelo endereço de seu servidor web, ao final do endereço coloque o arquivo "/ola.php" como referência. Quando o desenvolvimento é local você usará uma url como esta http://localhost/ola.php ou http://127.0.0.1/ola.php mas dependendo da configuração do seu servidor web. Entretanto isto está fora do escopo deste tutorial, veja também as diretivas DocumentRoot e ServerName dos arquivos de configuração do seu servidor web. (no Apache o nome do arquivo é httpd.conf). Se tudo foi configurado corretamente, o arquivo irá ser interpretado pelo PHP e irá mostrar a seguinte mensagem de saída no seu navegador:
PHP Teste
Olá Mundo
Note que isto não é como em um script CGI. O arquivo não precisa ser executável ou especial em nenhum aspecto. Pense nesse arquivo como um arquivo HTML normal mas com a diferença que ele pode conter algumas tags especiais a mais que permitem a você fazer coisas mais interessantes do que somente páginas HTML estáticas.
Este exemplo é extremamente simples e você realmente não precisa usar o PHP para criar uma página como esta. Tudo o que ele faz é mostrar uma mensagem Olá Mundo usando a declaração echo do PHP.
Se você tentar rodar este exemplo e ele não mostrar nenhuma mensagem de saída, ou aparecer uma caixa de diálogo pedindo para você salvar o arquivo, ou você ver o arquivo em formato de texto, há uma grande chance do seu servidor não ter o PHP habilitado. Peça ao seu administrar para habilitar o PHP para você, usando o capítulo de Instalação do manual. Se você está desenvolvendo localmente, também leia o capítulo indicado acima para ter certeza de que configurou tudo corretamente. Se os problemas