Tutankhamon
TUTANKHAMON
O Jovem FaraÓ
Aos dez anos de idade, Tutankhamon teve que começar a reinar um país poderoso e que havia acabado de sair de uma "revolução". O jovem menino era filho do espirituoso Akhenaton, sendo seu nome Tutankhaton, depois que entrou no poder os sacerdotesde Amon obrigaram-no a reinstituir o politeísmo e mudar o nome para Tutankhamon. Era casado com sua irmã Ankhsepaaton, que também mudou o nome para Ankhsepaamon. Tutankhamon queria permanecer com a sagrada religião do pai, mas era muito jovem e por conseguinte estava sendo manipulado pelos corruptos sacerdotes. Porém, quando completou a maioridade, fez uma nova tentativa para estabelecer o monoteísmo, essa tentativa fora em vão.
As fontes disponíveis sobre a vida de Tutankhamon não referem explicitamente o nome do pai e da mãe deste rei. A sua origem real é contudo certa, como mostra uma inscrição num bloco de pedra calcária encontrado em Hermópolis onde o rei é descrito como "filho do rei, ".
Para alguns investigadores o seu pai foi o rei Amen-hotep III (ou Amenófis III, segundo a versão helenizada do nome), enquanto que outros defendem ter tido como pai o filho e sucessor deste, Amen-hotep IV, que mais tarde mudaria o seu nome para Akhenaton em resultado das suas concepções religiosas que faziam do deus Aton a divindade mais importante. Para apoiar a tese da paternidade de Amen-hotep aponta-se as várias inscrições nos muros e na colunata do templo de Luxor, feitas no tempo de Tutankhamon, nas quais o jovem rei refere-se a Amen-hotep como seu pai. Contudo, deve ser salientado que no Antigo Egito o termo "pai" tinha um sentido amplo, podendo ser utilizado para se referir a um avô ou até mesmo a um antepassado longínquo. A ser filho de Amen-hotep III, poderia ter tido como mãe a grande esposa real deste soberano, Tié. No túmulo de Tutankhamon no Vale dos Reisencontrou-se uma madeixa de cabelo desta rainha. Para reforçar ainda mais esta tese apontam-se semelhanças físicas entre Tié e