TURMA 12 GRUPO 6
Determinantes e controlo da epidemia
Vírus VIH:
O VIH é o vírus da imunodeficiência humana. Trata-se de um retrovírus que se integra no genoma dos linfócitos T, infectando-os. Este vírus promove a deterioração progressiva do sistema imunitário e propricia o desenvolvimento de infeções oportunistas e doenças potencialmente perigosas. O VIH subdivide-se em dois tipos, 1 e 2, sendo o VIH1 mais virulento e patogénico.
SIDA:
A SIDA, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, engloba um conjunto de sintomas e sinais que não dizem respeito apenas a uma doença. O termo Imunodeficiência advém da capacidade de fragilizar o sistema imunológico do indivíduo afectado, e é Adquirida porque resulta da acção de um agente externo ao organismo humano. Não é hereditário.
De que forma afecta o sistema imunitário?
1- O VIH liga-se aos linfócitos T (elementos do sistema imunológico com função protetora) através de recetores CD4, infectando-as.
2- Transcriptase Reversa transforma o RNA em ADN, permitindo a entrada do VIH no núcleo.
3- Integrase permite a combinação do ADN do VIH com ADN do linfócito T.
4- As células produzem novos vírus que são expelidos e entram na corrente sanguínea
5- O vírus espalha-se pelo organismo , infectando outras células
Formas de transmissão do VIH:
O VIH é transmitido por contacto com pessoas portadoras. Este tipo de contacto envolve: relações sexuais, contacto com sangue infectado e transmissão de mãe para filho (ao longo da gravidez, no momento do parto ou período de amamentação). Destacadamente, a transmissão sexual surge como principal causa de transmissão do VIH em Portugal. Tendo em conta as formas de transmissão mais frequentes, as pessoas potencialmente mais vulneráveis são toxicodependentes, homossexuais, profissionais da prostituição e profissionais de saúde.
Como retardar o aparecimento da SIDA? - Bons hábitos de higiene; - Tratamentos antirretrovíricos.
Evolução da VIH/SIDA no Mundo e em Portugal
Por região do mundo, o total de