Turismo e desenvolvimento na amazônia
Autores :
Barbara Ribeiro Tavares barbaretiribeiro@hotmail.com Elianay Wilkerson da Silva Pereira wilkersonsp@yahoo.com.br Elivan Jânio Costa da Silva elivan-silva@hotmail.com Gilza Rodrigues de Souza gilza.rev@gmail.com Josué da Conceição Cordeiro concordejosu@yahoo.com.br Maria de Nazaré Almeida dos Santos nsantosinsspa5@gmail.com Osvaldo de Sousa Pereira osousaper@yahoo.com.br Orientadora:
Profª. Giselle do Socorro Amaral da Silva gisbr5@hotmail.com Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA fibrapa@yahoo.com.br RESUMO
Este estudo objetiva analisar as estratégias adotadas por uma empresa de pequeno porte como instrumento de sobrevivência em um cenário econômico e competitivo. Para tanto, estudou-se o caso da empresa Valeverde Agência de Viagens e Turismo, situada na cidade de Belém do Pará, atuante no ramo de prestação de serviços em viagens e turismo, focando principalmente o turismo receptivo, tendo em vista o desenvolvimento local. Para realização deste estudo, foi aplicado um questionário aos dirigentes da organização com questões relacionadas à constituição da mesma, considerando aspectos como gestão de pessoas, estratégias de marketing e de planejamento, relações sociais, legislação tributária, controles internos, gestão do setor público e comércio exterior. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com a gerente comercial e com o guia de turismo e executivo operacional da organização, para aprofundar o estudo da temática. Com a aplicação destes instrumentos, foi possível analisar os dados obtidos com base no referencial teórico relacionado à temática abordada, evidenciando as estratégias competitivas adotadas pela empresa.
PALAVRAS CHAVE: turismo receptivo, desenvolvimento, sustentabilidade, estratégias competitivas.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, no contexto mundial globalizado, o turismo receptivo é