turismo marilia
TURISMO E ESPORTE
Giovanna Cristina Ferreira dos Santos
Ibiá-MG
Novembro de 2014
Introdução
Atualmente, a indústria do turismo é a atividade que apresenta os índices mais elevados no contexto da economia mundial, sendo que muitos países dependem dela para manter sua economia estável.
Turista é um visitante que se desloca por vontade própria por um período de tempo igual ou maior que 24 horas sem ter motivação de lucro.
Trata-se de uma atividade cuja existência pode ser identificada desde a Idade Antiga até os dias atuais, passando pela Idade Média e pela Idade Moderna. Sabe-se que o turismo surgiu como uma forma de cultura e lazer, que nos dias atuais ampliou-se como uma forma de desenvolvimento econômico.
Na Antiguidade o turismo ocorria principalmente pela motivação de peças teatrais e pelas Olimpíadas. Na Idade Média era motivado pelas peregrinações religiosas, enquanto na Idade Moderna foi influenciado diretamente pelas Grandes Navegações, foi quando o termo “turista” foi criado. Na Idade Contemporânea, a consolidação da burguesia após a Revolução Industrial, acompanhada pelo desenvolvimento tecnológico foi fundamental para a ampliação deste setor.
Dentro desta indústria o ecoturismo é o que obtém maior destaque, pois constitui uma importante alternativa de desenvolvimento econômico sustentável. A Europa é o destino turístico mais procurado no mundo, mas enfrenta alguns desafios para se tornar mais ecológica.
Outra forma de turismo que vem ganhando destaque no mundo atual é o turismo relacionado aos esportes, uma vez que tem sido influenciado e impulsionado por eventos esportivos de caráter mundial, tais como a Copa do Mundo, Olimpíadas, Torneios Mundiais, além de esportes radicais em contato com a natureza.
Diante de tamanho crescimento neste setor, percebe-se que é mais do que necessário entender e compreender a forma como a atividade turística exerce grande influencia na população tanto local quanto mundial.