Turismo em curitiba
O PAPEL DO TURISMO URBANÍSTICO
O turismo e a imagem da ''cidade modelo''- Introdução
Andrelina Aparecida Gonzaga Oliveira
Benedita Aparecida de Oliveira Sai
Este capítulo aborda o turismo como revelador da imagem de uma cidade modelo como Curitiba, no sentido da criação do valor de um lugar que neste caso é nitidamente urbano.
Teve início na década de 70, dentro de um projeto de modernização, mais como decisões de natureza funcional, vindo tempos depois ser captados pelo olhar turístico que passou a construir significativamente a imagem da cidade assim como a reprodução dos valores dominantes que esta expressa. Dessa forma seleciona se os espaços que interação ser mostrado e omite os que não condiz com a imagem vendida.
Conta com a forte presença do marketing para vender sua imagem dando fundamento aos mitos como o da criatividade dos urbanistas curitibanos, e suas idéias simples e iluminadas que são ressaltadas em revistas publicitárias a nível nacional e internacional, omitindo porém as ações políticas, econômicas e culturais que de fato explicam o sucesso desses projetos urbanos.
Da mesma forma as diferenças sociais ficam escondidas atrás das propagandas em ônibus e outros veículos de comunicação que explícita como sendo Curitiba ''cidade humana ou a cidade da gente'', generalizado os habitantes como sendo socialmente iguais, oriundos de uma formação européia comprometidos portanto, com a disciplina e o trabalho que resulta no sucesso desse projeto urbano.
Reconhece-se que Curitiba consolidou uma imagem urbana positiva, mencionada pro técnicos e arquitetos internacionais como uma das três melhores cidades do mundo pra se viver.
A imagem urbana é constantemente reciclada incorporando novos significados e valores, sem contudo desvalorizar os já consolidados.
Os elos entre comunicação, cultura e política urbana em conjunto com o marketing permite situá-la como fenômeno bem