Turismo de Eventos
DEFINIÇÃO DE EVENTOS
Os eventos constituem uma das formas mais válidas do dinamizar as estruturas turísticas. Para o turista o uma proposta, um convite de viver o momento em que tudo foi organizado especialmente para ele.
O evento, ao se desenvolver e distribuir os fluxos turísticos, estará cumprindo o papel econômico do turismo, aumentando o número de ocupação nos meios de transporte, diminuindo a ociosidade dos meios de hospedagem, movimentando restaurantes, casas de diversões, favorecendo a distribuição de ronda, oportunizando o efeito multiplicador do turismo.
Dentro da oferta de produtos de consumo turístico, o evento apresenta uma vantagem que lhe é intrínseca, o fator diferencial. Cada evento se distingue por suas características particulares e finalidades diferenciadas buscando alguns o campo cultural, outros o campo social ou económico. Ele é também o momento em que se todo o resultado da preparação como o trabalho propriamente dito, o ambiente, as pessoas, o momento.
No Brasil, por exemplo, o carnaval do Rio de Janeiro é um evento que demanda toda uma conjuntura em sua permanente organização o atualização.
O evento divulga a cidade e o país sediador, fixando a imagem das cidades como centro turístico, graças ao aspecto diferencial.
Para conhecermos a realidade dos Eventos Turísticos, ou mesmo em um determinado estado ou pais, caberia em primeiro lugar realizar um diagnóstico da situação existente, que nos oferecesse , entre outros dados, algumas respostas como:
Qual a singularidade que apresenta o Evento?
Quais são os recursos turísticos e serviços complementares que a região promotora oferece?
Qual a capacidade de ocupação da cidade receptora?
Qual o perfil do participante dos nossos Eventos?
Qual o esquema promocional adequado ao segmento do mercado que desejamos atingir?
Quais os gastos médios efetuados por um turista que participa de um evento? (participante ou acompanhante).
O Calendário de Eventos