TURISMO CULTURAL NO RN
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE TURISMO
DISCIPLINA: DH0063 – ELEMENTOS DO PATRIMÕNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL BRASILEIRO
DISCENTE: THYAGO RUZEMBERG GONZAGA DE SOUZA
DOCENTE: RUBENICKE DOUDEMENT DE SIQUEIRA
PARTE DA AVALIAÇÃO DA UNIDADE II
RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO
Na tarde do dia 19 de outubro de 2013 foi realizada, no centro de Natal/RN, uma aula de prática da disciplina de “Elemento do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural Brasileiro”. Observou-se o patrimônio material e imaterial da cidade, sua preservação, conservação, arquitetura, períodos da história e importância para a comunidade local e para o desenvolvimento das atividades de visitação realizadas através do turismo, bem como sua importância para toda uma memória existente entre os natalenses e potiguares de maneira geral.
A atividade iniciou-se na “Praça 07 de setembro”, percorrendo diversas ruas da capital potiguar, tais como: praças, igrejas, casarões, prédios, onde hoje, além do valor histórico dado. Perceberam-se novas opções de uso de alguns desses lugares que são utilizados, atualmente, como museus, institutos, bares, teatros, e até mesmo, como sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário da cidade do Natal e do estado do RN.
Ao ser percorrido alguns pontos do centro da cidade, notou-se a ausência de um zelo maior da memória da cidade, e consequentemente de seus munícipes, que nasceu oficialmente em 25 de dezembro de 1599 e apesar de ter um rico patrimônio, seja material ou imaterial e o conserva de maneira inadequada, comparada a sua importância histórica, seja por parte do poder público ou privado responsável pelos patrimônios observados.
Mesmo com a atuação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN na capital do estado potiguar, responsável por proteger, preservar e gerir o patrimônio histórico e artístico de todo país,