Turing
Computadores e INTELIGÊNCIA
por AM Turing 1. O jogo da imitação
Proponho-me examinar a questão, "As máquinas podem pensar?" Isso deve começar com definições do significado dos termos "máquina" e "pensar". As definições podem ser enquadradas de forma a reflectir tanto quanto possível a utilização normal das palavras, mas essa atitude é perigosa, se o significado das palavras "máquina" e "pensar" estão a ser encontrada examinando como eles são comumente usados é difícil escapar à conclusão de que o significado ea resposta para a pergunta: "Podem as máquinas pensar?" está a ser procurado em um levantamento estatístico, como uma pesquisa do Gallup. Mas isso é um absurdo. Em vez de tentar uma definição desse tipo I substituirá a questão por outro, que está intimamente relacionada a ele e é expressa em palavras inequívocas relativamente.
A nova forma do problema pode ser descrita em termos de um jogo que chamamos de 'jogo da imitação. "É jogado com três pessoas, um homem (a), uma mulher (B), e um interrogador (C) que pode ser de qualquer sexo. O interrogador permanece em uma sala à parte da frente dos outros dois. O objetivo do jogo para o interrogador é determinar qual dos outros dois é o homem e qual é a mulher. Ele conhece-los por rótulos X e Y , e no final do jogo, quer ele diz "x é um e Y é B" ou "X é B e Y é A." O interrogador é permitido colocar perguntas para A e B, assim:
C: Will X por favor me diga o comprimento de seu cabelo?
Agora, suponha que X é realmente A, então A deve responder. É de um objeto no jogo para tentar fazer com que C para fazer a identificação errada. Sua resposta pode ser:
"Meu cabelo é de telhas, e os fios mais longos são cerca de nove polegadas de comprimento."
A fim de que tons de voz não pode ajudar o interrogador as respostas devem ser escritas, ou melhor ainda, dactilografado. A disposição ideal é ter uma teletipo comunicação entre as duas câmaras. Como