Tuning
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 6º SEMESTRE
TUNING EM BANCO DE DADOS
RESUMO
Os bancos de dados são usados para gerenciar grandes volumes de informações, que geralmente são acessadas por muitos usuários ao mesmo tempo. A maioria das operações nestes bancos de dados devem-se ser atendidas no menor tempo possível. A necessidade de tempo neste caso e aumentada em função do volume de dados armazenado, quantidade de usuários acessando, hardware utilizado, sistema operacional etc. Para diminuir o tempo de processamento das operações uma alternativa adotada é a otimização do banco de dados.
Este trabalho tem como objetivo introduzir sobre o conceito de tuning, uma técnica utilizada para otimizar consultas em BD quando este apresenta um desempenho menor do esperado.
INTRODUÇÃO
Desde que o conceito de Banco de Dados surgiu, nos anos 70 com Edgar Codd, este foi evoluindo ate chegar às formas que podemos encontrar nos dias de hoje.
Atualmente o volume de informação encontrado nas empresas cresce a cada minuto tornando assim necessário investimento de grande porte em armazenamentos de dados, conseqüentemente tornam-se necessários equipamentos e software de qualidade para um melhor resultado produtivo.
Assim como o volume de informação cresce a uma velocidade muito grande a demanda por Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados também cresce rapidamente, pois é através deste software que as empresas obtêm os resultados de pesquisas realizadas.
Logo juntando o crescimento do volume de informação, com o crescimento de volume de dados que estes sistemas devem gerenciar, e as complexidades de suas aplicações montam-se um cenário, que para realizar operações, de forma eficiente, sobre estas grandes coleções de dados é uma questão fundamental, já que o desempenho de um SGBD é medido a partir de sua eficiência diante de consultas e alterações.
Na atualidade, encontram-se no mercado diversos sistemas gerenciadores de banco de dados, os quais na