Tudo sobre reações exergônicas e endergônicas – exemplos e definições reações exergônicas e endergônicas.
O critério para a definição de uma interação endergônica ou exergônica é a utilização da energia. Mas qual é a diferença entre elas???
Antes de classificar uma reação é importante conhecer os seus termos e saber identificá-los. Precisamos saber qual é o fenômeno, o sistema e o ambiente.
Exemplo: Derretimento de sorvete
Fenômeno: Derretimento do sorvete
Sistema: Sorvete
Ambiente: Ar
Assim que você tiver todas essas informações terá que entender porque houve o fenômeno. No caso do exemplo, o contato do sorvete com o ar (bem mais quente) fez com que o sistema e o ambiente buscassem um equilíbrio térmico. Para obter este equilíbrio o sorvete absorveu determinada quatidade de calor do ambiente (energia calorífica ou térmica) e começou então a derreter.
1x1.trans O que são Reações Endergônicas e Exergônicas? Definição e Exemplos
Sabendo o que aconteceu, é só seguir os conceitos de reações endergônicas e exergônicas:
Reação Endergônica: quando ocorre a adição de energia por meio de uma fonte externa, como se o sistema absorvesse energia do ambiente. É como se houvesse um consumo de energia.
Reação Exergônica: quando ocorre a liberação ou produção de energia. Um bom exemplo é a queima do enxofre, que gera o dióxido de enxofre, energia calorífica (térmica) e luminosa.
Usando o exemplo. O derretimento de sorvete é uma reação endergônica ou exergônica???
Se você respondeu Endergônica acertou! Para que o sorvete derreta é necessária uma absorção da energia calorífica do ambiente, no caso o ar. Como não há produção de nenhuma energia é possível afirma que o derretimento de sorvete é uma reação endergônica.