Tudo sobre Islamismo
Podemos perceber a importância da herança árabe no nosso dia a dia, por exemplo, a álgebra e álcool são palavras de origem árabe e estão ligadas a duas áreas do conhecimento em que eles se destacaram: matemática e química. Porém a religião criada no século VII é o elemento cultural que mais nos remete a esse povo e tem por nome Islamismo, que se expandiu por várias regiões do globo e que cresce em números de seguidores e praticantes, sendo somente superada pelos praticantes do cristianismo, isto é se considerarmos todas as religiões cristãs (catolicismo, igrejas protestantes e igrejas ortodoxas) como uma só religião do mundo.
O berço do Islamismo localiza-se no sudoeste da Ásia, na península Arábica. O clima é quente e seco, coberta por desertos em 80% de seu território.
No mundo pré-islâmico, não existia uma forma de governo consolidada, não existia uma unidade. Os vínculos eram devidos a laços de parentesco, além, de elementos culturais comuns, tais como a e adoração de diversas divindades.
Em Meca, encontrava-se a Caaba um templo de varias venerações e o local onde está a sagrada Pedra Negra. Os árabes acreditavam que a pedra tinha sido trazida do céu por um anjo e entregue a Adão, que teria sido o primeiro construtor da Caaba.
Assim, Meca, ganhou visibilidade em todo o território árabe, sendo o centro comercial mais importante, pois recebia pessoas que iam comprar ou vender produtos e também adorar seus ídolos.
Maomé e o islamismo
O profeta Maomé, nasceu em Meca por volta de 570 d.C. Em sua tribo, a religião praticada era politeísta: haviam vários deuses e as pessoas adoravam ídolos. Quando jovem, era um comerciante que trabalhava em caravanas e, em suas viagens, encontrava frequentemente pessoas que seguiam religiões monoteístas, como judeus e cristãos. Foi um crítico das pessoas que só se preocupavam em acumular riquezas, pois conhecia bem sua comunidade e os costumes dos povos vizinhos.
Segundo a crença muçulmana, em 610, Maomé teve