Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa sistêmica que acomete predominantemente o trato respiratório e que se transmite de uma pessoa com lesão ativa pulmonar para outra pessoa suscetível por meio de gotículas respiratórias.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a administração da vacina BCG em dose única, logo após o nascimento, para todas as crianças em países com alta incidência de tuberculose ativa. No Brasil, é recomendada para todas as crianças no período neonatal (o mais precoce possível), em dose única, por via intradérmica, na região deltóide do braço direito.
A vacina BCG contém bacilos de Calmette-Guérin (bacilos de Mycobacterium bovis) vivos e atenuados. Apresenta eficácia, no primeiro ano de vida, de 46 a 100% para proteção das formas de tuberculose que dependem da disseminação hematogênica e suas manifestações mais graves, como a meningoencefalite e a tuberculose miliar. A imunidade induzida pela vacina se desenvolve cerca de 6 semanas após a vacinação.
Esta vacina está disponível na rede pública e clínicas privadas.
Poliomelite
A poliomielite é uma doença infecciosa que pode ser causada por 3 tipos de poliovírus (tipos 1, 2 e 3) da família Enteroviridae.
Há dois tipos de vacina contra a poliomielite:
Polio oral (OPV ou VOP): vacina de vírus vivos atenuados, composta pelos 3 tipos de vírus da poliomielite, disponíveis na rede pública. A VOP tem sido associada a raros eventos adversos, sendo o mais freqüente a poliomielite paralítica associada à vacina. Ocorre com mais freqüência após a primeira dose da vacina (um para 750.000 doses aplicadas) e diminui nas doses subseqüentes. Em imunodeprimidos, o risco é muito maior (3 mil vezes maior).
Pólio inativada (IPV ou VIP): vacina de vírus inativados, composta pelos 3 tipos de vírus da poliomielite. A imunização com VIP induz altos títulos de anticorpos neutralizantes contra os três poliovírus. É a vacina de escolha para imunocomprometidos e adultos. Pode ser aplicada em combinação com a