Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, conhecido também como bacilo-de-koch. A bacteria afeta principalmente os pulmões, mas outros orgãos do corpo podem ser comprometidos. Sua transmissão ocorre predominantemente por via aéria
É considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e trabalhar do indivíduo.
A tuberculose é uma doença grave, mas curável em praticamente 100% dos casos , desde que obedecidos os princípios da quimioterapia moderna. A associação medicamentosa adequada e seu uso regular, por tempo suficiente, são os meios necessários para evitar a resistência e a persistência bacterianas. O tratamento correto dos bacilíferos é a atividadeprioritária de controle da tuberculose, uma vez que permite anular rapidamente as maiores fontes de infecção.Compete aos serviços de saúde proverem os meios necessários para garantir que todo indivíduo com diagnóstico de tuberculose possa ser adequadamente tratado.
História da Tuberculose
Tuberculose tem estado presente nos seres humanos desde a antiguidade. A mais antiga detecção inequívoca é nos restos do bison datada de 18.000 anos atrás.
A tuberculose ja foi chamada de consumo, porque parecia consumir pessoas de dentro, com um sangrento, tosse, febre e palidez.
Antes da Revolução Industrial, tuberculose foi considerada como vampirismo. Quando um membro de uma família morria, os outros membros que foram infectados perderia sua saúde lentamente. As pessoas acreditavam que isso foi causado pela vítima original drenar a vida de outros membros da família. Além disso, as pessoas que tinham tuberculose exibiram sintomas semelhantes para o que as pessoas