tuberculose
-ACOMETE: laringe, ossos, rins, meninges, linfonodo, pleura, pulmão e coluna vertebral.
-MODO DE TRANSMISSÃO: (FALA/ESPIRRO/TOSSE). Por vias aéreas. Inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com TB ativa de vias respiratórias.
-QUEM PODE TRANSMITIR: Somente pessoas doentes com tuberculose pulmonar e laríngea transmitem a doença.
-TODOS QUE ENTRAM EM CONTATO COM A TB FICAM DOENTES: Não, na maior parte das vezes o organismo resiste e a pessoa não fica doente. Mas a pessoa pode responder positivamente ao teste tuberculínico.
-QUEM É MAIS SUSCETIVEL A TB: Pessoas sem acesso a serviço de saúde, pctes com câncer, com anemia ou mal nutridas e etilismo e outros vícios e HIV.
-SINAIS E SINTOMAS DA TB: Sintomas respiratórios = tosse (presente em praticamente todos pacientes), Hemoptise (pouco freqüente), dispnéia(pouco comum), dor torácica (comprometimento da pleura), Rouquidão (frequente). Sintomas gerais: febre vespertina sudorese noturna perda ponderal e anorexia.
-COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO: Baciloscopia (Teste do escarro), BK, Exame de escarro, PPD.
Radiografia de Tórax em caso de TB pulmonar.
-CUIDADOS DE ENFERMAGEM:
-HANSENÍASE: Doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.
-MODO DE TRANSMISSÃO: vias aéreas superiores, trato respiratório e contato (raro).
-FATORES IMPORTANTES PARA FACILITAR O ADOECIMENTO: condições individuais, condições socioeconômica, nível de endemia, elevado numero de pessoas convivendo em um mesmo ambiente, incidência maior em homens.
-HANSENÍASE TEM CURA: sim, é uma doença curável.
-A Hanseníase