Tuberculose
Trabalho realizado por: Ana Filipa, Rosário Ribeiro, Cláudia Martins, Pedro Brito
Introdução
A tuberculose, chamada antigamente de "peste cinzenta", é conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito", é uma das doenças infeciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo “Mycobacterium tuberculosis”, também conhecido como bacilo de koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há séculos atrás, a partir de outras bactérias do gênero “Mycobacterium tuberculosis”.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controlo da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o Trabalho do indivíduo.
A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os gânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infeções graves denominadas de "meningite tuberculosa".
Os seus sintomas
Entre seus sintomas, pode-se mencionar tosse com secreção, febres, suores noturnos, a falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue (Hemoptise) e acúmulo de secreção na pleura pulmonar são características em casos mais graves.
Outros locais do corpo que são afetados incluem a pleura, o sistema nervoso central (meninges), o