Tuberculose
1 Histórico
O que são bactérias
As bactérias são seres muito pequenos, que em sua maior parte não podem ser vistos a olho nu.
Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
Doença infecciosa causado por bactéria
Tuberculose
1.1 Identificação
A Tuberculose é uma doença infecciosa cuja história é tão antiga quanto a própria civilização. Em 1882, Robert Koch comunicava a sua grande descoberta: o bacilo causador da Tuberculose, uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).
Uma doença microbacteriana que se destaca por ser uma importante causa de incapacidade e morte em muitas partes do mundo.
Causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
1.2 Agentes Infecciosos
Além da bactéria Mycobacterium tuberculosis, pode ser causada por outras espécies de micobactérias, por exemplo a M. africanum, primariamente dos seres humanos, e o M.bovis, primariamente do gado.
1.3 Modo de transmissão
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch(BK) É um microorganismo de crescimento aeróbio, que se transmite essencialmente por via inalatória, o que faz do aparelho respiratório o local de eleição para o seu desenvolvimento, embora possa atingir outros órgãos.
A transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa; por meio de aerossóis primários, pequenas gotas de saliva no ar que contêm o agente infeccioso, produzidos no ato de falar, espirrar ou tossir, pela pessoa infectada; e podem ser aspiradas por outro indivíduo saudável que acaba contraindo a doença. Entretanto, a transmissão somente ocorre nos casos de pessoas com a tuberculose infecciosa ativa. Esta infecção tem seu início a partir do momento em que o bacilo alcança os alvéolos pulmonares e de lá,