Tubas Uterinas
As tubas uterinas, também conhecidas por trompas de Falópio, são dois tubos contráteis, com 10 cm aproximadamente, que se estendem do ângulo súpero-lateral do útero para os lados da pelve. As tubas uterinas transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário até a cavidade do útero. Por elas passam em direção oposta os espermatozoides e é onde, habitualmente, ocorre a fecundação. As tubas uterinas estão subdivididas em quatro partes: uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
Índice
1 Localização
2 Partes da Tuba Uterina
3 Infundíbulo
4 Ampola
5 Istmo
6 Parte Uterina
7 Estrutura
8 Fisiologia
9 Vasos e Nervos
10 Referências
Localização
As tubas encontram-se localizadas na margem superior do ligamento largo do útero, cerca de 8 a 10 mm abaixo da abertura superior da pelve.Cada uma delas está suspensa por uma prega peritonal, a mesossalpinge.
A tuba uterina encontra-se direcionada lateralmente em cada hemipelve, do ângulo súpero-lateral do útero até a extremidade uterina do ovário, passando sobre a margem mesovárica e curvando-se sobre a extremidade tubal do ovário e assim termina sobre a superfície medial com a sua margem livre. Tal localização facilita que o ovócito seja capturado quando esse é liberado pelo ovário
.
Partes da Tuba Uterina
Partindo do ovário para o útero, a tuba uterina é subdividida em quatro partes: infundíbulo, ampola, istmo e uterina (na parede do útero)
.
Infundíbulo
Porção mais lateral da tuba uterina, possui forma que assemelha à parte larga de um funil a qual tem orientação inferior e póstero-medial. É móvel e sua face lateral é envolvida pelo peritônio. Sua base é irregular, e circundada por fímbrias, uma das quais, a fímbria ovárica, é a mais desenvolvida e está anexada ao ligamento tubo-ovárico situado posteriormente ao infundíbulo.
Em conexão com as fímbrias da tuba uterina, ou com as porções mais próximas do ligamento largo, quase sempre há uma ou mais vesículas, chamadas