Anatomia do útero e das tubas uterinas
O útero serve como via para o espermatozóide, depositado na vagina, alcançar as tubas uterinas. É também o local de implantação de um óvulo fertilizado, de desenvolvimento do feto durante a gravidez e do trabalho de parto. Durante os ciclos de reprodução, quando a implantação não ocorre, o útero é a fonte do fluxo menstrual.
Situado entre a bexiga urinária e o reto, o útero apresenta o tamanho e o formato de uma pêra invertida. Em mulheres que nunca engravidaram, mede aproximadamente 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. O útero é maior nas mulheres que engravidaram recentemente, e menor (atrofiado) quando os níveis dos hormônios sexuais são baixos, como ocorre após a menopausa.
As subdivisões anatômicas do útero incluem uma parte em forma de domo, superior as tubas uterinas, chamada fundo do útero, uma parte central afilada, chamada corpo do útero e uma parte estreita inferior, chamada colo do útero, que se abre na vagina. Entre o corpo e o colo do útero encontra-se o istmo, uma região comprimida, medindo aproximadamente 1 cm de comprimento. O interior do corpo do útero é chamado de cavidade uterina, e o interior estreito do colo é chamado de canal do colo do útero. O canal do colo abre-se no interior da cavidade do útero, no óstio (abertura) anatômico interno, e na vagina, no óstio do útero.
Normalmente o corpo do útero projeta-se anterior e superiormente sobre a bexiga urinária, na posição chamada anteversão. O colo projeta-se inferior e posteriormente, e entra na parede anterior da vagina, quase em ângulo reto. Diversos ligamentos, que são extensões do peritônio parietal ou dos fascículos fibromusculares, mantém a posição do útero. Os ligamentos largos (figura 1), pares, são pregas duplas de peritônio, que fixam o útero em ambos os lados à cavidade pélvica. Os ligamentos reto-uterinos, pares clinicamente conhecidos como ligamentos sacro-uterinos, situam-se em ambos os lados do reto e