Três estados de comte
Estado metafísico
Estado positivo ESTADO TEOLOGICO
O exemplo seria a religião católica, ele coloca deus no centro de tudo. os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais e/ou transcedentais.
O Estado Teológico pode ser dividido em 3 fases progressivas:
Animismo: também chamado de fetichismo, se caracteriza por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos.
Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas.
Monoteísmo: a vontade do Deus (único) controla todas as coisas e todos os acontecimentos.
ESTADO METAFISICO
Pode ser colocado o espiritismo, pois acredita em forças além do plano físico. os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.
ESTADO POSITIVO
Cientista é o exemplo mais claro pois se baseia totalmente na razão. o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentamente demonstradas.
Toda concepção humana - para o que interessa aqui: toda concepção abstrata - passa por três fases sucessivas: teológica, metafísica e positiva; a fase teológica, por sua vez, subdivide-se em fetichista, politeísta (ou politeica) e monoteísta (ou monoteica). Essas fases correspondem a formas de explicar os fenômenos tratados em cada concepção. Na fase teológica, os fenômenos são explicados a partir de vontades supra-humanas e sobrenaturais, que manipulam à vontade a realidade. Na fase metafísica, os fenômenos são explicados com recurso a abstrações teóricas que