Tráfico de Animais Silvestres 2
Tráfico de
Animais
Silvestres
Equipe: Felipe Amaral, Maria Eduarda da Silva e Maria Vitória Cunha.
Série: 2ª3
Professor: Pedro
Tema: Direitos dos Animais
Introdução
Tráfico de animais é o comércio ilegal de animais protegidos e é um problema sério para a conservação das espécies. O desmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo sobre algumas espécies. No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado Crime ambiental conforme legislação em vigor.
O tráfico de animais põe em perigo a biodiversidade do planeta, nomeadamente através do seu impacto sobre grandes mamíferos. A associação ecologista internacional World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza - WWF) disse que o mercado gera 15 bilhões de euros por ano. No Brasil a participação deste mercado chega à casa de 1 bilhão de euros por ano.
As espécies de animais, incluindo aquelas cujo risco de extinção são elevadas, são protegidos pela Convenção de Washington(CITES). Os monitores regulamentam ou proíbem o comércio internacional de animais cuja situação é ou pode tornar-se problemática, se nada for feito.
No Brasil o órgão responsável por divulgar as espécies ameaçadas de extinção é o IBAMA que inseriu, até o momento, mais de 130 espécies ameaçadas de extinção nesta lista.
Desenvolvimento
O Brasil é um dos principais alvos dos traficantes da fauna silvestre devido a sua imensa biodiversidade. Esses traficantes movimentam cerca de 10 a 20 bilhões de dólares em todo o mundo, colocando o comércio ilegal de animais silvestres na terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. O Brasil participa com 15% desse valor, aproximadamente 900 milhões de dólares!
A fauna apresenta números relevantes em relação à biodiversidade no mundo. Entre os vertebrados, o