Truculência na internet
Atualmente dois conceitos, Coaching e Mentoring, com idéias semelhantes, porém com finalidades distintas se destacam entre gestores do mundo todo. São programas que visam preparar o profissional, seja ele um jovem talento ou um profissional que deseje impulsionar sua carreira. Tanto o mentoring como o coaching estão relacionados, principalmente, com realizações no presente para o futuro, e buscam ajudar as pessoas a ativar suas potencialidades internas, bem como a obterem suas próprias respostas.
Embora os programas de Mentoring e Coaching sirvam a um objetivo corporativo comum, que é o de manter profissionais mais produtivos, com objetivos de carreira definidos e alinhados à cultura organizacional, existem diferenças importantes entre eles. As diferenças, benefícios e o conceito de cada um serão definidos a seguir.
Coaching
Os programas de Coaching são desenvolvidos, em geral, para profissionais mais experientes, executivos e gestores que possuem "desafios" no relacionamento com seus pares, superiores, subalternos, clientes ou fornecedores, ou aqueles que necessitam elevar o desempenho no trabalho. Surge assim a idéia do coach, um “treinador”, alguém que "treina" o profissional para uma determinada tarefa, missão ou necessidade. Como um personal trainner de carreiras profissionais.
Os dicionários de inglês definem Coach como sendo um treinador, técnico, aquele que ensina jogadas e estratégias, ensaia, avalia seus resultados, indicando seus pontos fracos e ajudando a melhorá-los.
Alguns especialistas conceituam Coaching como um método estruturado com técnicas, ferramentas e habilidades específicas para desenvolvimento do colaborador em direção a sua meta. É um treinamento focado no curto prazo, o colaborador é estimulado a evoluir do presente para o futuro.
O coach não precisa ter profundo conhecimento no campo de trabalho do cliente. Ele possui conhecimento explícito e comportamental, é uma parceria entre o coach e o colaborador,