Trovadorismo
Trovadorismo é uma escola literária iniciada em 1198 caracterizada por cantigas que eram divididas deste modo:
Cantigas líricas = Amor e amigo
Cantigas satíricas = Escárnio e maldizer
O trovadorismo é classificado como a primeira escola literária portuguesa por ter sido ocorrido durante a idade média (feudalismo). Teve inicio com a ‘’Cantiga Ribeirinha’’, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Na época medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas. Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: ‘’Cancioneiro da Biblioteca’’, ‘’Cancioneiro da Ajuda’’ e ‘’Cancioneiro da Vaticana’’.
MOMENTO HISTÓRICO
Momento final da idade média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante.
A vida do homem medieval é totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma. O maior temor humano era a ideia do inferno que torna a ser medieval submisso à igreja e seus representantes.
São comuns procissões, romarias, construções de templos religiosos, missas, etc. A artes reflete, então, esse sentimento religioso em que tudo gira em torno de Deus. Por isso, essa época é chamada de Teocêntrica.
As relações sociais estão baseadas também na submissão aos senhores feudais. Estes eram os detentores da posse de terra, habitavam castelos e exerciam o poder absoluto sobre seus servos os vassalos. Há bastante distanciamento entre as classes sociais, marcando bem a superioridade de uma sobre a outra.
CARACTERÍSTICAS
A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita, etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Esses últimos que vieram a dar origem ao nome deste estilo de época